terça-feira, 24 de julho de 2012

FALANDO SOBRE O AMOR DE VERDADE


FALANDO SOBRE O AMOR DE VERDADE

Será que o ser humano tem que amar ou pode viver sem este sentimento sem explicação tangível? Para responder a esta pergunta, vou repetir um pensamento de Leon Tolstoi sobre o amor: "o homem (ou mulher) ama porque o amor é a essência da sua alma. Por isso não pode deixar de amar."

É claro que estou falando do amor por outra pessoa. Por um parceiro, companheiro, par, cúmplice ou relação amorosa. Aquela pessoa que teoricamente nos faz ir do céu ao inferno em segundos, por causa das fortes emoções, paixões e amores intensos ou calmos.

A ciência já mostrou de muitas formas que amar e estar com alguém que se ama faz bem para nossa saúde, cabeça, corpo e emoções. Também já vimos que por amor, podemos sofrer, chorar, ter doenças e até matar.

Mas o ser humano não nasceu para ficar sozinho. Nasceu para viver em pares, formar um casal. Ter uma relação amorosa sadia, serena e séria. Uma relação que tem amor. Logo, basta encontrar seu par e viver uma bela relação amorosa.

Se fosse fácil assim, o mundo não teria tanta gente reclamando que está sozinha, sem um amor ao seu lado ou com alguém do lado, mas sem aquele amor apaixonante. Em mais de 20 anos como profissional que escuta e analisa a vida dos clientes, sempre vejo elas reclamarem que está difícil de encontrar um amor ou alguém para amar. Até ai eu diria normal esta dificuldade, pois, por muitos motivos, as pessoas estão mais seletivas nas escolhas das relações amorosas.

Mas o que mais me assusta e a reclamação de não encontrar "um amor verdadeiro". Se já está difícil encontrar ou viver um amor, o que podemos dizer de um amor verdadeiro? E o que é um amor verdadeiro? É um amor perfeito, sem mentiras e sem problemas? Um amor que nada de ruim acontece ou que não há mágoas?

Eu acredito na força amor e que quem ama tem que ser verdadeiro consigo e com seu parceiro. Mas, um amor sem problemas algum, aí já é utópico ou quase.

Joshua Cooke fala muito bem sobre o tema quando escreve que "o amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição. Como são sábios aqueles que se entregam às loucuras do amor!". Daí criamos um nó amoroso em nossas vidas. Estamos querendo algo que não existe para nós. Se você quer um amor verdadeiro, no qual não irá sofrer, ter mágoas, que será perfeito e até eterno, aonde está tudo isto neste universo que vivemos?

Deseje para você um amor ou uma relação amorosa sadia e inteira. Um amor sincero e feliz.

Novamente trago um pensamento de Leon Tolstoi sobre o tema que resume bem esta ideia: "amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser."

Amor real é aquele que vivemos com simplicidade e com o coração. Pense nisto e ame muito.

ALMAS QUE SE ENCONTRAM


Dizem que para o amor chegar não há dia, não há hora, nem momento marcado para acontecer. Ele vem de repente e se instala no mais sensível dos nossos órgãos, o coração.

Começo a acreditar que sim. Mas percebo também que pelo fato deste momento não ser determinado pelas pessoas, quando chega, quase sempre os sintomas são arrebatadores. Vira tudo às avessas e a bagunça feliz se faz instalada. Quando duas almas se encontram o que realça primeiro não é a aparência fisica, mas a semelhança d'almas. Elas se compreendem e sentem falta uma da outra.

Se entristecem por não terem se encontrado antes, afinal tudo poderia ser tão diferente. No entanto sabem que o caminho é este e que não haverá retorno para as suas pretensões. É como se elas falassem além das palavras, entendessem a tristeza do outro, a alegria, o desejo, mesmo estando em lugares diferentes. Quando almas afins se entrelaçam passam a sentir saudade uma da outra num processo contínuo de reaproximação até a consumação.

Almas que se encontram podem sofrer bastante também, pois muitas vezes tais encontros acontecem em momentos onde não mais podem extravasar toda a plenitude do amor que carregam, toda a alegria de amar e querer compartilhar a vida com o outro, toda a emoção contida à espera do encontro fatal.

Desejam coisas que se tornam quase impossíveis, mas que são tão simples de viver. Como ver o pôr-do-sol, caminhar por uma estrada com lindas árvores, ver a noite chegar, ir ao cinema e comer pipocas, rir e brincar, brigar às vezes, mas fazer as pazes com um jeitinho muito especial.

Amar e amar, muitas vezes sabendo que logo depois poderão estar juntas de novo sem que a despedida se faça presente. Porém muitas vezes elas se encontram em um tempo e em um espaço diferentes do que suas realidades possam permitir.

Mas depois que se encontram ficam marcadas, tatuadas e ainda que nunca venham a caminhar para sempre juntas, elas jamais conseguirão se separar. E o mais importante: terão de se encontrar em algum lugar.

Almas que se encontram jamais se sentirão sozinhas porquanto entenderão, por si só, a infinita necessidade que têm uma da outra para toda a eternidade...